sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Lendas da Holanda

        Oi gente tudo bom com vocês? Hoje iremos falar sobre lendas da Holanda, talvez vocês conheçam algumas pelo fato de serem muito discutidas hoje em dia.

        O holandês voador
        


        Entre as lendas de piratas e navios fantasmas, a do Holandês Voador é a mais popular. Trata-se de um lendário galeão  holandês que supostamente vagará pelos mares até o fim dos tempos. Uma das características  mais marcantes é o fato de ele navegar contra o vento. O folclore ainda narra que o navio que se deparar com ele terá má sorte na viagem!
      Em antigos documentos pode-se encontrar o registro de um navio real que zarpou de Amsterdã, em 1680, e foi alcançado por uma tormenta no Cabo da Boa Esperança. Como o capitão insistiu em dobrar o cabo, foi condenado a vagar para sempre pelos mares, atraindo outros navios e, por fim, causando sua destruição. 

      Existem histórias que citam o capitão de um navio que, ao atravessar uma tempestade, foi visitado por Nossa Senhora, que atendia às preces dos marinheiros desesperados. Culpando-a pelo infortúnio, atacou a imagem (ou amaldiçoou-a), atraindo para si a maldição de continuar vagando pelos sete mares até o fim dos tempos.
      No entanto, a lenda varia muito conforme passa o tempo. A mais corrente é do século 18 e narra que o capitão do navio se chamava Bernard Fokke, o qual, em certa ocasião, teria insistido, a despeito dos protestos de sua tripulação, em atravessar o conhecido Estreito de Magalhães, na região do Cabo Horn, que vem a ser o ponto extremo sul do continente americano. A região, desde sua primeira travessia, realizada pela navegador português Fernão de Magalhães, é famosa por seu clima instável e sua geleiras, os quais tornam a navegação no local extremamente perigosa. Ainda assim, Fokke conduziu seu navio pelo estreito, com suas funestas consequências, das quais ele teria escapado, ao que parece, fazendo um pacto com o diabo, em uma aposta em um jogo de dados que o capitão venceu, utilizando dados viciados. Desde então, o navio e seu capitão teriam sido amaldiçoados, condenados a navegar perpetuamente e causando o naufrágio de outras embarcações que porventura o avistassem, colocando-as dentro de garrafas, segundo a lenda.
      Atualmente, a lenda do Holandês Voador faz parte do folclore de dois países: Holanda e África do Sul. Histórias envolvendo navios fantasmas estão presentes nas culturas de países colonizados por europeus, principalmente em pontos críticos onde o mar é bravo. Embarcações que vagam eternamente, piratas com pactos satânicos, pessoas suplicantes no mar: tudo isso faz parte de lendas ainda contadas no Caribe, no sul dos Estados Unidos, na África do Sul, na Austrália etc.


      Sinterklaas
      Dizem que o gorducho de pijama vermelho foi inventado pelos americanos tem origem na veneração dos holandeses pelo Sint-Niklaas. O nome Santa Claus é supostamente parecido com Sinterklaas.

      A tradicão de Sinterklaas
       Na Holanda o Sinterklaas é magro, usa roupas vermelhas e o chapéu de bispo, segura um cajado. No século XIX outros elementos foram adicionados ao imaginário do santo pelo professor e escritor holandês Jan Schenkman, que fez o bom velhinho chegar da Espanha de navio a vapor, montado em um cavalo branco, e, dizem alguns, até seu ajudante, o Zwarte Piet.
      E assim é. Todo ano o Sinterklaas chega da Espanha montado em se cavalinho, com seu ajudante e  um saco de presentes, os quais sai pela Holanda distribuindo com a ajuda de seu muito travesso ajudante, Zwarte Piet. Em algumas tradições, Sinterklaas é bonzinho e magnânimo, em outros menos - crianças malvadas não apenas ficam sem presentes, mas são postas no saco e levadas de volta pra Espanha, aparentemente um destino terrível. 
      Hoje em dia
      Então funciona assim. Lá pelo meio de novembro, Sinterklaas desembarca em Rotterdam de seu navio a vapor vindo da Espanha. Ele faz um tour pelas cidades, andando de cavalinho branco, em um grande desfile em cada uma, com seus ajudantes Zwate Pienten jogando doces típicos pras multidões, brincando com as crianças e fazendo malabarismos e palhaçadas. Sinterklaas também visita hospitais e orfanatos e é um grande acontecimento de novembro.


     Gente infelizmente são poucas lendas, até a proxima pessoal.




terça-feira, 1 de novembro de 2016

Curiosidades sobre a Holanda!

        Oi gente! Tudo bom? O post de hoje será sobre curiosidades sobre a Holanda, espero que gostem.


        1. O nome oficial do país é Países Baixos

        Antes de se tornar "Países Baixos" a região tinha vários países pequenos, e o mais conhecido era a Holanda. Quando se juntaram a Holanda se dividiu em duas províncias, Holanda do Sul e Holanda do Norte.

       2. Amsterdam é a capital do país mas não da província. 

        Amsterdam é a capital dos Países Baixos, situada na Holanda do Norte, mas a capital da província do norte é Haarlem. 



        3. Muitos Canais e Pontes

        Em Amsterdam existe 165 canais, que somados têm a extensão de 100 quilômetros, além disso, sob eles ainda passam mais de 1200 pontes. 



        4. País mais liberal do mundo

        A Holanda é considerado o país mais liberal do mundo, desde 1976 drogas leves como a maconha e o haxixe são toleradas (toleradas, não totalmente liberadas lá), mas não se engane, se você for pego as usando na rua será multado, só é permitido o uso dessas drogas nos famosos coffee shops, neles você pode comprar uma pequena quantidade das drogas e fuma-las ali mesmo, em nenhum deles é vendido bebida alcoólica. 



        5. Maior porto da Europa 

        O maior porto marítimo da Europa está localizado na Holanda do Sul, na cidade de Roterdão. 


        6. Sede de instituições importantes 

        Haia é a sede de várias instituições importantes, como o Parlamento Holandês e a Corte Internacional de Justiça. 






        7. Árvore que dá WiFi 

        Em Amsterdam está sendo usado um método bem diferente e motivador para diminuir a poluição, a startup TreeWiFi criou uma casinha de pássaros colocada nas árvores que mede o nível de dióxido de nitrogênio do ar, quando o nível for baixo a casinha libera WiFi de graça para os usuários que estiverem por perto. Incrível, não?  




        8. Ciclovia que brilha no escuro! 

        Daan Roosegaard foi o artista responsável pela (maravilhosa) ciclovia que brilha no escuro, situada em Eindhoven, no sul de Amsterdam, foi feita em homenagem ao famoso quadro "Noite Estrelada" de Van Gogh. Daan usou peças de um material que traz pequenas luzes LED para criar o efeito da ciclovia. 




História da Holanda

       Oi gente tudo bom? hoje iremos falar sobre a história da Holanda

       Religião:
       A maioria dos holandeses segue o cristianismo de rito católico ou protestante.

       Fronteiras: 
        O país divide fronteiras com a Alemanha a leste, o mar do Norte a norte e oeste, e Bélgica ao sul.



       Os holandeses são basicamente de origem germânica. Sua pequena pátria foi frequentemente ameaçada pela destruição do mar do Norte, além de ser várias vezes invadida por grandes potências europeias. No século I a.C. a região era habitada por tribos germânicas. Entre os séculos IV e VIII, a maioria do território foi conquistado pelos francos (tribos germânicas)
       O século XVII é considerada a "época de ouro" dos Países Baixos, quando este se torna uma grande potência marítima e colonial.
       A perda gradual as guerras com a Espanha, França e Inglaterra no século XVII e XVIII causam o declínio dos Países Baixos.
       A Holanda passa por um período de dominação pela França sob o nome de República Batava, e depois, como Reino da Holanda, governada por Luís Bonaparte, e, finalmente, é anexada pela França. Após a derrota de Napoleão, em 1815, Holanda e Bélgica se tornam o "Reino Unido dos Países Baixos" sob o rei Willem I. Os belgas se retiram da união em 1830 para formar seu próprio reino.

Luís Bonaparte

       A Holanda proclamou neutralidade no início das duas guerras mundiais. Embora escapasse da ocupação na Primeira Guerra Mundial, as tropas alemãs invadiram o país logo depois, em maio de 1940. Durante a guerra, mais de 75% dos judeus dos Países Baixos morrem nas mãos dos nazistas.
       Após a liberação, os Países Baixos vão abrindo mão de seu império ultramarino gradualmente.  No Caribe, as Antilhas Holandesas se dissolvem a 10 de outubro de 2010. As ilhas de Aruba e Curaçao, e o setor holandês de Sint Maarten são agora formalmente países constituintes, parte dos Países Baixos no Caribe.     


          6 curiosidades históricas sobre a Holanda

       1. Amsterdam é a capital da Holanda, mas só no nome.
       2. A Bélgica já foi parte da Holanda.
3. O nome do país não é Holanda
4. Existe um país que fala holandês na América
5. Nova York foi fundada pelos holandeses.
        6. O Hino Nacional holandês é o mais antigo do mundo.


       Então pessoal por hoje é só, espero que vocês tenham entendido porque realmente é dificil de entender. até a proxima!

Principais costumes da Holanda

        Oi gente, iremos mostrar os principais costumes da Holanda e como todos vivem em sociedade.

   Sociedade 
        Por década os holandeses receberam imigrantes de outros lugares, trazendo consigo suas próprias ideias e culturas. Isso faz com que os holandeses sejam pessoas de mente aberta e tolerante. Atualmente, a sociedade holandesa é o lar de mais de 190 nacionalidades diferentes.
        Embora o holandês seja o idioma nacional, a maioria das pessoas também fala inglês e muitas vezes uma outra língua estrangeira, como o alemão ou francês.  Mais de 80% dos holandeses é fluente em inglês.
        Outras características dos holandeses são serem francos e irem direto ao assunto.





   Lazer
        Há muito para ver, na Holanda, somente passeando a pé, fazendo uma viagem de barco pelos canais ou lagos, descansando na praia ou caminhando nos bosques ou nas dunas.
        Grandes estrelas da música internacional dão concertos regularmente em estádios holandeses e em locais menores. Musicais e teatro também são muito populares, e com mais de 1.000 museus há muito para descobrir.
        Você irá ver pessoas usando roupas cor de laranja celebrando nas ruas no Dia da Rainha ou durante campeonatos de futebol internacionais. 



   Segurança Pública
        Há um nível relativamente baixo de violência e criminalidade nas ruas e , segundo padrões internacionais, a Holanda é um país seguro.


        Já dentre os cinco países melhores colocados no ranking do IDH, Noruega (1º), Austrália (2º), Holanda (4º) e Alemanha (5º), os EUA são o país com o maior número de mortes por 100.000 habitantes, registrando quase 5 vezes mais que o segundo colocado, a Austrália, que registrou em 2009 uma taxa de 1 homicídio para cada grupo de 100.000 habitantes. Os países com mais alto índice de IDH possuem, em regra, poucos homicídios. Os EUA constituem uma das exceções.

   Bicicletas: 
        A maioria dos holandeses usam a bicicleta para se locomover ao curiosidade: 
       Curiosidade: a Holanda fica no cruzamento onde as culturas alemãs, britânicas e francesas se encontram. 


        Visitas - Geralmente os holandeses não gostam de visitas que chegam sem avisar. Nunca diga "qualquer hora passe aqui em casa" a não ser que você não queira receber visita dessa pessoa. Sempre tem que se marcar o dia e a hora. Nunca espere que o holandês se atrase para a visita, se você marcou um horário, ele chegará nesse horário em ponto. É falta de educação na hora da refeição se servir, sempre espere ser servido. Nunca se esqueça de perguntar às suas visitas se elas aceitam mais café ou chá. 

        Presentinhos de hospitalidade - Geralmente quando os holandeses visitam alguém levam algo para essa pessoa. Os presentes mais apropriados são: flores, chocolates ou alguma guloseima doce.

        Beijos - O ritual ao encontrar-se com amigos e membros da família pega alguns estrangeiros de surpresa. São dados três beijinhos nas bochechas, direita-esquerda-direita, os homens se cumprimentam com aperto de mão. É um protocolo básico um aperto de mãos e dizer seu nome - primeiro e último ou somente o último - ao ser apresentado para alguém.

        Aniversários - Os holandeses sempre celebram o aniversário e aguardam visita da família e dos amigos nessa data. É considerado anti-social quando se deixa de celebrar o aniversário (verjaardag) de um amigo ou parente. No local de trabalho, o aniversariante deve levar o bolo e as guloseimas para a comemoração com os colegas. Do mesmo jeito fazem as crianças, elas levam as guloseimas para comemorar o aniversário com os colegas de classe.  Caso o aniversariante more distante ou por alguma outra razão não haja possibilidade de comemorar em pessoa, cartões são enviados. Nunca se esqueça de cumprimentar um holandês pelo seu aniversário, esse tipo de esquecimento não é bem visto. Cumprimente não só o aniversariante, mas os familiares e amigos presentes na comemoração com um sonoro "Gefeliciteerd" (parabéns), não se assuste quando alguém te cumprimentar pelo aniversário do seu marido, da sua mãe, etc.


        Aniversário de 50 anos: Abraham e Sara - Esse aniversário é um marco especial na vida dos holandeses. Se for uma mulher que completa os 50 anos de vida, ela é chamada de Sara, o homem é Abraham, essa tradição vem de uma passagem bíblica. Um boneco de tamanho natural é colocado em frente à casa do aniversariante. Ao contrário de outras culturas onde se tenta esconder a idade ou mesmo camuflar o envelhecimento, na Holanda eles ficam extremamente orgulhosos de ter chegado à idade madura. Na concepção deles, quanto mais velho, melhor é. 




        Casamentos - A cerimônia religiosa  só pode ser feita após o casamento civil. Depois da cerimônia a comemoração poderá ser feita em três partes: uma recepção(receptie), um jantar(diner) e uma festa(feest). É comum que para cada uma das comemorações haja um grupo diferente de convidados. Amigos mais chegados e familiares poderão ser convidados para todas as fases da comemoração, enquanto colegas de trabalho e vizinhos são convidados somente para a recepção logo após a cerimônia.


        Nascimentos - Se você ver uma cegonha e balões coloridos, rosas para meninas e azuis para meninos, em um jardim de uma casa, saiba que ali nasceu uma criança. Parentes, colegas e amigos telefonam com antecedência para marcar o dia e a hora da visita, sempre levam algo para o bebê, um brinquedo ou uma roupinha.


        Cartões e presentes - Holandeses sempre gostam de presentear ao visitar alguém, em aniversários e formaturas. Esses presentes são flores, chocolates, vinhos ou alguma outra coisa que não seja muito cara. Também é muito comum dar um envelope com dinheiro para quem está casando, aniversariando ou formando.  O presente deve ser aberto na hora, nunca espere alguma grande reação de um holandês ao receber um presente. Também têm costume de enviar cartões para várias ocasiões como: ser aprovado, tirar carteira de habilitação, casa nova, aposentadoria, agradecimento por um jantar. Quando estão de férias sempre enviam cartões aos amigos.

       Falecimento - Quando alguém morre, um membro da família envia um cartão com uma tarja preta avisando do acontecimento, muitas vezes esse cartão traz os seguintes dizeres: "bezoek is niet gewenst"(não desejamos visitas) ou "de overledene wordt in besloten kring begraven" (o funeral será somente para pessoas da família) . As pessoas que quiserem fazer uma visita de despedida ao falecido, deverão telefonar para marcar o dia e horário com a família enlutada. Depois do enterro ou cremação, há uma recepção às pessoas ali presentes onde terão oportunidade de manifestar suas condolências à família enlutada.

        Então gente foi isso, espero que vocês tenham entendido os principais costumes e que tenha ajudado vocês a não passar vergonha no dia que irem a Holanda. Até a próxima!